Resenha: Coraline

Autor: Neil Gaiman
Páginas: 160
Editora: Rocco
Lançamento: 2003
Sinopse: No livro, a jovem Coraline acaba de se mudar para um apartamento num prédio antigo. Seus vizinhos são velhinhos excêntricos e amáveis que não conseguem dizer seu nome do jeito certo, mas encorajam sua curiosidade e seu instinto de exploração. Em uma tarde chuvosa, a menina consegue abrir uma porta que sempre estivera trancada na sala de visitas de casa e descobre um caminho para um misterioso apartamento ‘vazio’ no quarto andar do prédio. Para sua surpresa, o apartamento não tem nada de desabitado, e ela fica cara a cara com duas criaturas que afirmam ser seus “outros” pais. Na verdade, aquele parece ser um “outro” mundo mágico atrás da porta. Lá, há brinquedos incríveis e vizinhos que nunca falam seu nome errado. Porém a menina logo percebe que aquele mundo é tão mortal quanto encantador e que terá de usar toda a sua inteligência para derrotar seus adversários.

Sempre tive vontade de ler Coraline. Vi o filme logo quando foi lançado (eu ainda uma criança) e me apaixonei. Esse ano, tive a oportunidade de lê-lo e não me arrependo nem um pouco, ele entrou para a lista dos meus livros favoritos. 

Estão enganados os que pensam que Coraline é um livro para crianças. Eu sou suspeita para falar (sou cagona) mas me arrepiei várias vezes enquanto lia. A história toda é de causar calafrios. Quem diria que botões poderiam ser tão assustadores?

Coraline é uma explorado, sempre sai por aí para descobrir algo novo. Ela, seu pai e sua mãe acabaram de se mudar para um apartamento novo. A nova vizinhança de Coraline não é nada encantadora. No apartamento de baixo moram duas velinhas, senhora Spink e a senhora Forcible, elas gostam de falar sobre o que viveram quando eram atrizes e de como eram bonitas e magras. No apartamento de cima mora o velho maluco (é assim que Coraline o identifica na maior parte do livro), ele treina ratos brancos para fazerem truques. A nova casa de Coraline não poderia ser mais chata.


Coraline sai para explorar o quintal da casa todos os dias, até que uma forte chuva a impede de explorar lá fora. Ela fica entediada e acaba explorando o interior da casa. Lá dentro ela encontra uma porta, uma porta diferente de todas as outras, ela é maior e mais antiga, mas atras dessa porta tudo o que se vê é uma grande parede de tijolos.
Alguns dias depois os pais de Coraline vão ao mercado e deixam Coraline sozinha. Coraline tenta novamente abrir aquela estranha porta, mas dessa vez não encontra um muro de tijolos e sim um mundo novo. Esse novo mundo é cheio de brinquedos com vida própria, comidas maravilhosa e outros pais. Isso mesmo! Outro pais. Esses outros pais são iguais aos de Coraline, exceto pelos olhos, eles não tem olhos, eles tem botões, botões pretos e grandes no lugar aonde deveriam ficar os olhos. Sua outra mãe diz que a ama muito e que ela poderia ficar para sempre naquele maravilhoso mundo se costurasse botões nos olhos.

Logo, Coraline descobre que esse mundo é muito mais assustador do que ela imaginava e que seus pais, e a própria Coraline, correm grande perigo. Na tentativa de salvar a todos, ela propõem um desafio para a outra mãe, um desafio de exploração. Assim, Coraline tem que enfrentar seus medos para salvar todos com quem se importa.

Recomendo a leitura para todos, vale a pena se encantar com a história da corajosa Coraline.

Quotes Prediletos:

“Quando você tem medo e faz mesmo assim, isso é coragem.”

“Contos de fadas são a pura verdade: não porque nos contam que os dragões existem, mas porque nos contam que eles podem ser vencidos.”

“- Gatos não têm nomes – disse. - Não? – perguntou Coraline. - Não – respondeu o gato. – Agora, vocês pessoas tem nomes. Isso é porque vocês não sabem quem vocês são. Nós sabemos quem somos, portanto não precisamos de nomes."

 “Mas eu nunca me cansarei de você, nem tampouco vou abandoná-la. Estará sempre segura aqui comigo.”

“Como que em algumas vezes, ao nos afastarmos de algumas coisas ficamos ainda mais próximos delas?”

 Nota:               

8 comentários :

  1. Sempre tive vontade de ler esse livro, mas nunca o encontro nas livrarias :/

    http://garotasliterais.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu comprei no submarino, paguei 24 reais e chegou em menos de três dias. Lá no site, quase sempre, está em estoque!

      Excluir
  2. Já faz algum tempo que esse livro está na minha lista de desejados, mas ainda não tive como compra-lo! Coraline também é meu filme de animação preferido! Sua resenha ainda me deu mais vontade de ler. Parece ser incrível!

    FB - http://saracavalcantes2.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coraline é uma obra incrível! Você irá adora-la se ler!

      Excluir
  3. Nunca ouvi falar deste livro!!
    É uma pena, por que parece ótimo!! :)
    Bjoss

    http://www.fotografiaeleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Nooosssaaaa, depois da sua resenha eu fiquei com mais vontade ler ler Caroline!
    ps: sou da garotas literais que você falou no skoob ;)
    Beijoos! http://garotasliterais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir