Resenha: O circo da noite

Autor: Erin Morgenstern
Páginas: 387
Editora: Intrínseca
Lançamento: 2012
Sinopse: Sob suas tendas listradas de preto e branco uma experiência única está prestes a ser revelada: um banquete para os sentidos, um lugar no qual é possível se perder em um Labirinto de Nuvens, vagar por um exuberante Jardim de Gelo, assistir maravilhado a uma contorcionista tatuada se dobrar até caber em uma pequena caixa de vidro ou deixar-se envolver pelos deliciosos aromas de caramelo e canela que pairam no ar. Por trás de todos os truques e encantos, porém, uma feroz competição está em andamento: um duelo entre dois jovens mágicos, Celia e Marco, treinados desde a infância para participar de um duelo ao qual apenas um deles sobreviverá. À medida que o circo viaja pelo mundo, as façanhas de magia ganham novos e fantásticos contornos. Celia e Marco, porém, encaram tudo como uma maravilhosa parceria. Inocentes, mergulham de cabeça num amor profundo, mágico e apaixonado, que faz as luzes cintilarem e o ambiente esquentar cada vez que suas mãos se tocam. Mas o jogo tem que continuar, e o destino de todos os envolvidos, do extraordinário elenco circense à plateia, está, assim como os acrobatas acima deles, na corda bamba.

Mal eu sabia da existência desse livro, só fui me dar conta quando estava vendo os livro que estavam por R$ 10,00 no submarino. A capa me atraiu quase instantaneamente, talvez ela seja a capa mais bonita que eu já tenha visto. A sinopse me deixou fascinada pela a história de magia e fantasias (temas que eu amo). Então decidi comprar. Não me arrependo porque, mesmo a história não sendo minha predileta, o livro é realmente lindo, não só a capa, por dentro tem folhas pretas com pequenos pontos brancos ("brilhos") e tem uma estrutura muito bonita.

Quando pequenos, Celia e Marco já tiveram seu destino traçado na participação de um jogo. Hector, um grande mágico, treina sua filha, Celia, para que possa um dia ganhar a tal competição. O sr. A. H..., também conhecido como Alexander, adota e treina Marco para que ele possa ser o vencedor. Mas, com o desenrolar da história, Celia e Marco se apaixonam e ficam incertos por não saberem direito as regras do jogo que estão participando.

O tabuleiro do jogo é um lugar público e completamente mágico, Le Cirque des Rêves. Mas como em um jogo de xadrez, apesar do Rei ser a peça principal todas as outras peças tem seu papel, um papel importante. Por esse motivo Erin não conta somente o ponto de vista de Celia e Marco, mas também o de todos os envolvidos no circo, inclusive o do leitor.

O incrível é que as partes que mais me atraíram no livro não foram a história de Celia e Marco, e sim a de um garotinho chamado Bailey. A história dele começa a ser contada basicamente no começo do livro, mas só no final compreendemos o quão importante ele é pra o circo.
Se você acha que esse é um livro de amor, está enganado. A história de Celia e Marco só uma desculpa para conhecermos o personagem principal: O Circo.

A narrativa é lenta, o que torna o livro um pouco tedioso. Não é um livro que recomendaria a todos, precisa ter uma certa paciência e persistência para chegar ao final da história. O livro promete muito e não chega a cumprir o que se espera. Mesmo assim, acredito que vale a pena se aventurar pelo incrível Le Cirques des Rêves.

Quotes prediletos:

“Um sonhador é alguém que só consegue encontrar seu caminho a luz da lua, e seu castigo é ver o amanhecer antes do resto do mundo.”

“Os segredos tem poder. E esse poder diminui quando eles são compartilhados, por isso é melhor que sejam guardados. Dividir segredos, verdadeiros segredos, os importantes, até mesmo com uma só pessoa, fará com que mudem. Anotar é pior ainda, pois ninguém pode dizer quantos irão ler aquilo, não importa quanto sejamos cuidadosos. Por isso é melhor guardar os seus segredos, quando os tiver, para o bem deles e o seu também.”

“Às vezes a vida nos leva a lugares inesperados. O futuro nunca está gravado em pedra, lembre-se disso. ”

“Pela minha experiência, a maioria das donzelas em perigo é perfeitamente capaz de se resgatar sozinha, pelo menos as que valem a pena.”

“O passado fica na gente da mesma forma que açúcar de confeiteiro fica nos dedos. Algumas pessoas conseguem se livrar dele, mas os fatos e as coisas que as empurraram para onde estão agora continuam ali. ”

Nota:           

4 comentários :

  1. Poxa, eu adorei esse livro, não conseguia parar de ler, mas acho que foi porque me apaixonei mais pela mágica do circo do que pelo casal protagonista. Ainda assim sua resenha foi bastante sincera, não é um livro que agrada a todos, tem muitas descrições e pouco romance/jogo. Beijos!

    www.bibliophiliarium.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, varia muito de pessoa para pessoa. Obrigada pela visita e pelo comentário. Beijos.

      Excluir
  2. Não li o livro, mas acabei dando ele de presente para uma pessoa. Dei por conta da linda capa, mas, felizmente ela acabou gostando e fiquei até interessada na história, mas não sei quando irei adquirir. Que pena que não tenha gostado, parece ser um livro legal, e entre o sim e o claro, terei que ler para ter certeza .
    Beijos,
    http://migre.me/huvJU

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade eu gostei do livro, só acho que não correspondeu as expectativas. Beijos.

      Excluir