Resenha: A Seleção

Autor: Keira Cass
Páginas: 368
Editora: Seguinte
Lançamento: 2012
Sinopse: Para trinta e cinco garotas, a “Seleção” é a chance de uma vida. Num futuro em que os Estados Unidos deram lugar ao Estado Americano da China e mais recentemente a Illéa, um país jovem com uma sociedade dividida em castas, a competição que reúne moças de dezesseis e vinte anos de todas as partes para decidir quem se casará com o príncipe é a oportunidade de escapar de uma realidade imposta a elas ainda no berço. É a chance de ser alçada de um mundo de possibilidades reduzidas para um mundo de vestidos deslumbrantes e joias valiosas. De morar em um palácio, conquistar o coração do belo príncipe Maxon e um dia ser a rainha. Para America Singer, no entanto, uma artista da casta Cinco, estar entre as Selecionadas é um pesadelo. Significa deixar para trás Aspen, o rapaz que realmente ama e que está uma casta abaixo dela. Significa abandonar sua família e seu lar para entrar em uma disputa ferrenha por uma coroa que ela não quer. E viver em um palácio sob a ameaça constante de ataques rebeldes. Então America conhece pessoalmente o príncipe. Bondoso, educado, engraçado e muito, muito charmoso, Maxon não é nada do que se poderia esperar. Eles formam uma aliança, e, aos poucos, America começa a refletir sobre tudo o que tinha planejado para si mesma — e percebe que a vida com que sempre sonhou talvez não seja nada comparada ao futuro que ela nunca tinha ousado imaginar.

Sabe aquele lance de “não julgar o livro pela capa”? Foi impossível para mim nesse caso. Quando vi ele na livraria, vi o quão linda era a capa, o que fez eu me apaixonar pelo livro. Li a sinopse e descobri que era uma trilogia (você não faz ideia do tamanho do meu amo por sagas). Então, comprei.

Para início de conversa (1) a história se passa no futuro, (2) é uma distopia (3) não tem NADA A VER COM “THE HUNGER GAMES” (as pessoas costumam comparar muito essas duas sagas, e é uma comparação injusta. É como comparar sorvete com lasanha, os dois são absolutamente ótimos mas são completamente diferentes).

A história se passa no que um dia já foi o Estado Unidos, mas depois de uma guerra passou a se chamar “Estado Americano da China” e depois “Illéa”, um país jovem liderado por uma monarquia.  A sociedade é dividida em oito castas, das pessoas mais ricas e mais influentes (casta um) até as mais pobres (casta 8). Cada casta tem sua própria atividade, por exemplo, na casta cinco os cidadãos se envolvem como artistas, músicos e/ou dançarinos.

A Seleção, literalmente, é uma “competição que reúne moças de dezesseis a vinte anos de todas as partes para decidir quem se casará com o príncipe.” Para as meninas da casta mais alta é uma oportunidade de conseguir mais riquezas e um bom partido, já para castas mais baixas além da oportunidade de se casar com o príncipe elas aproveitam ao máximo a quantia de dinheiro que é mandado para suas famílias.

Todas as garotas se inscrevem de bom grado, elas sonham com esse momento e querem muito ser escolhidas para participar. Menos America Singer, a nossa protagonista, uma garota de 17 anos que pertence à casta 5. America tem quatro irmãos: Kota (o mais velho, não mora mais com America e o restante da família), Kenna (irmã mais velha, não mora mais com America e o restante de família), May (irmã mais nova), Gerad (o mais novo de todos). Para viver, America e sua mãe se apresentavam em festas, seu pai e May fazem peças de artesanato. Gerad ainda está indeciso em que área vai se especializar. O que impede que ela se inscreve é uma pessoa, Aspen, um garoto da casta seis, Aspen e America namoro as escondidas.
America acaba se inscrevendo a pedido de Aspen, que se sente culpado por não poder dar a ela uma vida melhor, e por insistência de sua mãe e de May. Ela concorda em participar do concurso e acaba sendo uma das garotas selecionadas. Se ela vencesse seria ótimo para sua família que passaria a ter uma condição melhor de vida

Aspen, sentindo-se incomodado por não poder dar o melhor para ela, termina o namoro. America vai para o castelo participar da seleção sem esperança de ser uma das escolhidas, mas podendo render algum dinheiro para a família.

No castelo America sentindo-se aprisionada resolve uma noite ir passear no jardim.  Acaba conhecendo o príncipe Maxon, é super grosseira com ele e descobre que ele não é o que ela imaginava, o príncipe é educado, charmoso, inteligente e com uma imensa bondade. Caindo em si pela falta de educação que cometera pede desculpas. Acabam ficando amigos e fazendo um acordo.  O príncipe a deixaria ficar e ela seria sua amiga e confidente ajudando-o no que fosse preciso, pois além de ter que administrar o país tinha que ter tempo para escolher uma das garotas para ser a sua princesa.

Os rebeldes de colônias que odiavam Illéa atacam o palácio inúmeras vezes enquanto as selecionadas estão por lá. Com o tempo America vai percebendo que a política de Illéa é muita mais complicada, e secreta, do que todos imaginam.

É uma história linda que faz com que você se envolva rapidamente. Mas, com quem será que America vai terminar? Team Maxon ou Team Aspen? Façam suas apostas. O final é brilhante e é impossível não ficar curiosa para saber o que vai acontecer. A Elite – volume II da trilogia – trará ainda mais surpresas e problemas. 

Quotes Prediletos

“Quando choram, as mulheres nem sempre querem que você resolva o problema. Elas só querem ser consoladas.”

“– America Singer, um dia você vai dormir nos meus braços todas as noites. E acordar todas as manhãs com meus beijos. E algo mais.”

“Às vezes as pessoas não sabem se interpretam o silêncio como confiança ou medo”

“Doía. Tudo doía. E não havia nada que eu pudesse fazer.”

"É só mais uma história de amor que não deu certo. Não é longa nem emocionante. Acredite. "

Nota:                

8 comentários :

  1. EU AMO ESSE LIVRO DE CORAÇÃO AAAAAAAAAAH SAI LOGO O ULTIMO!


    Beijos de mim louca euforica por A Seleção
    Tabatha
    http://aproveiteolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também estou SUPER ansiosa pro lançamento de The One (A Escolha). Beijos.

      Excluir
  2. Oi Jackeline, indiquei seu blog para responder uma TAG, espero que goste: http://aproveiteolivro.blogspot.com.br/2014/03/tag-versatile-blogger.html
    Bjos
    Tabatha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AMEI! Vou fazer amanhã mesmo! Obrigada pela indicação. Beijos.

      Excluir
  3. Eu p-r-e-c-i-s-o ler esse livro. Não tenho nenhum amigo que o conheça , mas todas as resenhas que tenho lido dele, são todas muito positivas. Fiquei muito mais curiosa agora.
    Adorei mesmo a resenha.

    Beeijos
    Que nerdisse Alice!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é aquele tipo de livro que recomendo á todos que conheço e gostam de ler. SUPER indico! Beijos.

      Excluir
  4. Esse livro é lindo! Amo história com príncipes e princesas!!! E este livro é emocionante!!
    Amei seu blog!

    Beijinhos!!
    http://citacaonumclick.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir