Resenha: Como treinar o seu dragão

Autor: Cressida Cowell
Páginas: 224
Editora: Intrínseca
Lançamento: 2010
Sinopse: Soluço Spantosicus Strondus III foi um extraordinário herói viking. Chefe guerreiro, mestre no combate com espadas, era conhecido por todo o território viking como "O encantador de dragões", devido ao poder que exercia sobre as terríveis feras. Mas nem sempre foi assim... Neste livro estão as memórias da época em que Soluço era apenas um garoto normal. Muito normal. Nem um pouco heroico. Ele precisava desesperadamente capturar e treinar um dragão, e teria de ser o animal mais impressionante de todos. Mas tudo o que conseguiu foi uma criaturinha pequena e banguela, nada ameaçadora. Foi então que seu destino de herói começou a ser traçado. Inteiramente ilustrado, com muita ação e o tipo de humor que arranca gargalhadas até dos mais carrancudos, Como treinar o seu dragão é o primeiro livro de uma série que é sucesso mundial, escrita e ilustrada pela inglesa Cressida Cowell, autora premiada de obras infantis e infantojuvenis.

Livro para crianças? Sim. Livro para adultos? Também! Para começar a resenha, quero deixar bem claro que a série de livros Como treinar o seu dragão não tem limite de idade. Tenho 15 anos e me apaixonei pelo livre, conheço vários adultos que também amam a série, com muita razão. 

Tem como não se apaixonar por Soluço e Banguela? Impossível! Soluço é um viking nada parecido com um viking, ele é magricelo, tímido e não gosta de gritar, o que é uma pena para ele já que, ele é o filho do chefe da tribo dos Hooligans Cabeludos. Toda a tribo não tem a minima fé em Soluço, acham que o primo dele, Melequento, irá se tornar o líder um dia no lugar de Soluço. Mas, Soluço não se importa muito com o que os outros acham, ele não quer e não precisa ser o mais grandioso dos vikings, a única coisa que ele quer é passar pelo teste de iniciação da tribo para não precisar ser exilado por ordens de seu próprio pai. Mas, para isso, é necessário que Soluço, e todos os outros garotos que desejam passar pela iniciação, consiga um dragão, na verdade um filhote de dragão. Depois ele deve treinar esse dragão da melhor forma possível (gritando bem alto com ele).

Como filho do líder, Soluço tem o direito de pegar um grande dragão, como um pesadelo monstruoso, mas tudo que consegue é uma criaturinha bem resmungona, muito pequena e ainda por cima banguela. Banguela é muito teimoso, adora ouvir piadas e quase nunca obedece Soluço. Mesmo Soluço conseguindo se comunicar com Banguela (Soluço fala dragonês, a língua dos dragões) eles não se intendem muito bem. Soluço não gosta de gritar com Banguela, por isso tenta treina-lo de outras maneiras, mas nenhuma dá muito certo. Mesmo assim, Soluço ainda tem esperança de passar pelo teste de iniciação. 
Enquanto isso, bem no fundo do oceano, uma criatura enorme, tão enorme que chega a ser lendária, está acordando. Essa criatura ficou adormecida por séculos, se recuperando da sua ultima grandiosa refeição, mas agora ela está despertando, em busca de outra refeição. Talvez, essa seja a chance que Soluço precisa se tornar um grande herói e provar que todos ao redor estão enganados. 

Amei demais esse livro, ia ler em um dia, mas me controlei. Me apaixonei pela animação da DreamWorks, apesar de ser bem diferente, e estava louca por esse livro. Meu professor de matemática me emprestou, sim, isso é sério mas, logo logo, pretendo comprar a série inteira (9 volumes por enquanto). Recomendo a leitura para todos, o livro é repleto de fantasia, aventuras e ilustrações (bem simples, como se tivessem sido feitas por uma criança). Aprovado e favoritado por mim.

Leia a resenha dos outros volumes: 

Como Navegar em uma Tempestade de Dragão (Ainda sem resenha)
Como Treinar o seu Viking (Ainda sem resenha)
Como Partir o Coração de um Dragão (Ainda sem resenha)
Como Roubar a Espada de um Dragão (Ainda sem resenha)
Como Roubar a Joia de um Dragão (Ainda sem resenha)
Como Treinar o seu Viking (Ainda sem resenha)

Quotes Prediletos:

“É mais fácil ter coragem quando não há outra alternativa.”

“O problema é que todos, de um jeito ou de outro, somos o jantar. Comida que caminha, fala respira, é isso que somos. Veja você, por exemplo. Você está prestes a ser devorado por MIM, então é uma refeição. Isso é óbvio. Mas até mesmo um carnívoro assassino como eu será jantado por vermes um dia. Estamos todos roubando momentos preciosos das pacíficas mandíbulas do tempo.”

“Um dia chegará a hora em quem os heróis voltarão a ser necessários.”

“Bocão passara dez minutos desagradáveis de pé na boca da caverna dos dragões pensando por que havia aquela terrível barulheira e como ele diria a Stoico, o Imenso, que tinha perdido para sempre seu precioso filho e herdeiro.
Teria de usar uma frase cheia de tato e sensibilidade, Bocão imaginara, mas tato e sensibilidade nunca foram seu ponto forte, então ele levara cinco minutos para pensar em: “Soluço se deu mal. SINTO MUITO.” Depois passara os cinco minutos seguintes arrancando as barbas.”

“O primeiro dragão faria qualquer um ter pesadelos horríveis. O segundo faria até um pesadelo ter pesadelos horríveis.”

Nota:             

8 comentários :

  1. Eu já vi algumas pessoas do meu colégio lendo ele porém nunca me interessei. O titulo não me chamou atenção nem nada, mais depois dessa sua resenha, acho que me encantei, apesar de eu não curtir muito esses generos muitos fictícios haha
    ( Estou lendo O livro das Princesas, então, acho que eu deveria dar uma chance a esse )
    Beijos FB

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, obrigada! O livro das Princesas também parece um ótimo livro (já está na minha wishlist). Beijos.

      Excluir
  2. QUE PROFESSOR INCRÍVEL VOCÊ TEM!!! KKKKKKKKK Nossa, eu adoro o filme e vendo pela sua resenha o livro deve ser incrível tbm!!!
    Beijos!
    garotasliterais.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Me apaixonei pelo livro com a sua resenha!
    Eu morro de vontade de ler esta série e a série do diário de um banana.
    Tenho a impressão que vou amar as duas!! :)
    Já estou louca para conhecer Soluço e Banguela! <3
    Bjoss

    http://fotografiaeleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 'Diário de um banana' é outra série que pretendo ler, em breve!

      Excluir
  4. Desde que eu assisti ao filme sou louca para ler os livros, e agora que vi sua resenha fiquei com mais vontade de ler ainda, sem duvida quando terminar de ler as cronicas de gelo e fogo vou ler esse!!

    FB
    Beijoos
    http://www.desaparicoes.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 'As crônicas do felo e fogo' deve ser incrível, só acho que você vai demorar um pouquinho para ler haha. Beijos.

      Excluir