Resenha: Extraordinário

Autor: R. J. Palacio
Páginas: 320
Editora: Intrínseca
Lançamento: 2013
Sinopse: O livro conta a história de Auggie, um menino que nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial. Em um manifesto em favor da gentileza, ele enfrenta uma missão nada fácil quando começa a frequentar a escola pela primeira vez: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.








Logo que li a sinopse desse livro percebi que o amaria. Sempre fui fascinada por histórias que envolvem crianças (independente do tema) e a história de um garotinho com uma deformidade facial me chamou atenção logo de cara (um pouquinho de humor negro, sem preconceito, é claro). 

August Pullman nunca frequentou a escola. Ele tem dez anos e é um pouco diferente das demais crianças. Quero dizer, por dentro ele é igual a todos, gosta de se divertir, de aprender e é viciado em Star Wars. Mas, por fora, ele é bem diferente. Auggie nasceu com uma síndrome genética que "deformou" o seu rosto. Por esse motivo, ele nunca foi "uma criança normal" e nunca foi a escola, até agora.

Não foi preciso muita insistência de seus pais para que Auggie entrasse na escola. Para August, estar com outras crianças era um imenso desafio (crianças podem ser cruéis) mas, por alguma razão, ele assume esse desafio. 

Um pouco antes do começo das aulas Auggie, junto se seus pais, vai conhecer sua nova escola. Ele é apresentado ao Sr. Buzanfa, o diretor, e a mais três alunos: Jack Will, Charlotte e Julian. Jack e Charlotte são muito legais com Auggie, são simpáticos e educados, mas não se pode dizer o mesmo de Julian. Logo quando se conhecem, Julian mostra ter uma certa implicância com Auggie.

No primeiro dia de aula, Auggie tenta passar despercebido de todos, mas é impossível, todos na escola já sabem do novo aluno deformado. Ele passa basicamente todas as aulas com Jack, que sempre senta perto dele, e passa o recreio com Summer, uma garotinha doce que, mesmo não tendo aulas com Auggie, senta com ele todos os recreios. 

Com o passar das semanas as pessoas vão se acostumando com o rosto de Auggie e, por mais difícil que possa ser cursar o quinto ano, Auggie tenta superar todos os desafios da escola. 

Sobre a família de Auggie: os pais de Auggie são super protetores, com uma boa razão, talvez. A irmã de Auggie, Olivia ou Via, é muito carinhosa com Auggie e o ama demasiadamente. E, a cadela de Auggie, Daisy, o ama como qualquer cadela ama seu dono.  

A história é contado por vários personagens diferentes, eles contam seu ponto de vista e vão desenvolvendo a história. Auggie, sua irmã Via e seus novos amigos são alguns dos narradores. 

Tenho que confessar que não chorei, por incrível que pareça, mas fiquei muito comovida com a história. É uma história sensacional e o modo inocente como o autor nos apresenta August é espetacular. Se você não leu esse livro ainda, NECESSITA lê-lo imediatamente! 


Quotes Prediletos:

“É incrível como uma mentira escapa facilmente dos nossos lábios.”

"Deveríamos ser lembrados pelas coisas que fazemos. Elas importam mais que tudo. Mais do que aquilo que dizemos ou do que nossa aparência. As coisas que fazemos sobrevivem a nós."

“Toda pessoa deveria ser aplaudida de pé pelo menos uma vez na vida, porque todos nós vencemos o mundo.”

"É engraçado como às vezes nos preocupamos muito com uma coisa e ela acaba nem um pouco importante."

"Quando tiver que escolher entre estar certo e ser gentil, escolha ser gentil."

 Nota:              

10 comentários :

  1. Ainda não tive a oportunidade de ler o livro mas essa resenha me encorajou a começar.
    http://katianecruzz.blogspot.com.br/

    Projeto FB

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um livro muito bom, assim que puder deve começar a ler!

      Excluir
  2. O August é tão encantador, não é mesmo?
    E aprendemos tanto com ele e com as experiências que ele vivencia a partir do momento que passa a ir a escola.
    Os quotes que você escolheu, eu também escolheria.

    Minhas Impressões

    ResponderExcluir
  3. Ooooh meu deus, deu uma vontade danada de ler esse livro agora. Parece ser muito fofo *-*
    Já tinha ouvido falar dele, mas não sabia muito sobre a estória, apenas que o Auggie sofria de uma deformação facial. Assim que puder vou ler com certeza (só não sei quando, porque a pilha ali na estante está imensa kkk). Adorei a resenha flor.

    ps: Sou muuuito mole, sei que vou acabar chorando também kk.

    Beijos
    Que nerdisse Alice!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim! Todos nós temos vários livros na lista de espera, hahaha. Obrigada e beijos.

      Excluir
  4. Pela sua resenha, parece ser um livro muito interessante. Estou com muita vosnte de ler. Comecei ler um agora e assim que terminar vou comprar-lo e ler.
    Beijos.
    FB - http://renatagrisi.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Esse livro foi um dos favoritos de 2013 , me emocionei com a história do Auggie *-*
    Parabéns pela resenha
    Beijos, Thaynara
    Livros com Bolinhos
    FB

    ResponderExcluir