Resenha: Guia do herói para vencer dragões mortais

Autor: Cressida Cowell
Páginas: 256
Editora: Intrínseca
Lançamento: 2011
Sinopse: Em Guia do herói para vencer dragões mortais, sexto livro da série de Cressida Cowell — cujas aventuras inspiraram a adaptação cinematográfica dos estúdios DreamWorks —, Stoico, o Imenso, Chefe da Tribo dos Hooligans Cabeludos, e Bertha, a Peituda, Chefe da Tribo das Ladras do Pântano, fazem uma aposta: cada um tem até o final do dia para provar qual das duas tribos é a melhor na arte de roubar. Como sempre, o dragãozinho Banguela apronta das suas e acaba incinerando o precioso livro roubado por Stoico, obrigando Soluço e seus amigos inseparáveis, Perna-de-peixe e Camicazi, a encararem uma perigosa missão. Montados em um Dragão Furtivo, que Camicazi roubou de sua mãe, Bertha, que por sua vez, o roubou de Insensato, o Chefe mais assustador de todo o mundo bárbaro, nossos improváveis heróis partem para a Biblioteca Pública dos Cabeças-ocas, protegida pelo terrível Bibliotecário Cabelo Assustado. Considerados uma influência civilizadora extremamente perigosa, os livros foram banidos de todo o território viking, permanecendo devidamente isolados nos labirintos da Biblioteca, localizada na Ilha Esqueça-me. Porém, durante sua missão para roubar o único livro considerado útil por Stoico, o volume Como treinar o seu dragão, escrito pelo Professor Tosco Traste, Soluço começa a contestar o decreto e fica cada vez mais certo da importância dos livros e de como eles podem, literalmente, salvar vidas.

É o terceiro aniversário de Soluço e ele irá completar 12 anos (sim, terceiro, Soluço nasceu no dia 29 de fevereiro de um ano bissexto). A única coisa que o garoto quer é comemorar seu aniversário em paz. Mas, todos sabemos que isso é impossível da ilha de Berk.

Banguela apronta uma com seu dono, como sempre. O dragãozinho, dessa vez, devora o livro que todos os Hooligans adoram e que também é o único livro que não é banido pelos vikings: "Como Treinar o seu Dragão". Até aí tudo bem, se Stoico, o imenso, não precisasse do livro para mostrar á Bertha, a peituda, que os Hooligans são tão bons ladrões quando as ladras-do-pântano. Se você já leu os outros volumes, deve se lembrar que o próprio Bocão Bonarroto roubou aquele livro de Velho Enrugado, na Biblioteca Pública dos cabeça-ocas. Lá há os mais diversos livros, todo o conhecimento do mundo viking, mas os livros são considerados perigoso para os vikings, pois eles trazem influencias de um mundo civilizado. 
Para que Stoico não descubra o que Banguela fez,  a unica saída é Soluço voar até a biblioteca e furtar do "maldito-assassino-violento-bibliotecário Velho Enrugado". É claro, com uma ajudazinha de Perna-de-peixe e Camicazi. 

A narração desse livro é mais rápida do que os demais. Ou seja, logo no começo do livro, Soluço já está entrando em uma aventura. Como sempre, a narração de Cressida Cowell não decepciona, ela é divertida e cômica. Esse também é um dos volumes mais importante da série, pois é nele que vemos o começo de uma saga (algo MUITO importante é revelado da biblioteca). 

Sou suspeita para falar, mas recomendam a todos que leiam, sempre vale a pena se aventurar em um mundo de vikings e dragões.

Leia a resenha dos outros volumes: 

Como Navegar em uma Tempestade de Dragão (Ainda sem resenha)
Como Treinar o seu Viking (Ainda sem resenha)
Como Partir o Coração de um Dragão (Ainda sem resenha)
Como Roubar a Espada de um Dragão (Ainda sem resenha)
Como Roubar a Joia de um Dragão (Ainda sem resenha)
Como Treinar o seu Viking (Ainda sem resenha)

Quotes Prediletos:

“Imagine uma época de Dragões… Imagine um tempo de heróis Vikings… Agora imagine um menino chamado Soluço Spantosicus Strondus III que vai completar 12 anos e ainda não se transformou no tipo de herói que seu pai gostaria que ele fosse. Ele é pequeno, ruivo e enfrentará um dos episódios mais horripilantes de sua vida. Uma aventura que Soluço sempre se lembrará de Como não celebrar seu aniversário…

“Abrir cada livro é como abrir uma porta para outras épocas, outros mundos. ”

“Estou certo de que você, caro leitor, não pode imaginar como é viver em um mundo do quul os livros tenham sido banidos. ”

 “UAU – arfou Soluço -, se alguém ficasse aqui tempo suficiente, poderia mesmo encontrar a resposta para tudo. ”

“Abrir cada livro é como abrir uma porta para outras épocas, outros mundos… Estou certo de que você, caro leitor, não pode imaginar o que é viver em um mundo no qual os livros tenham sido banidos… Graças a Thor você vive em um tempo e em um lugar em que as pessoas têm o direito de viver, pensar, escrever e ler seus livros em paz, e não há mais necessidade de Heróis... Então, reserve um pensamento para aqueles que não tiveram tanta sorte. ” 

Nota:              

4 comentários :

  1. Oi, Jackeline!

    Tava dando uma olhadinha nas últimas postagens e você está devorando os livros da série, em? Falta pouco para terminar se continuar nesse ritmo!
    Eu adoro livros divertidos e se tem uma narrativa rápida melhor ainda!
    Já assisti o primeiro filme e gostei muito! Quero assisti o segundo, nem sei se já foi lançado.
    Por enquanto não quero a série, porque estou fugindo de livros que tenham continuação...
    Ser pobre é ruim hahaha.
    Boa leitura as outros livros!

    Abraços!
    encantosparalelos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente! Faz menos de um mês que comecei a li o primeiro volume e agora já estou no nono.
      O segundo filme vai ser lançado esse mês, mas a história dos livros para os filmes é bem diferente.
      Hahaha, infelizmente, séries são sensacionalmente caras </3

      Excluir
  2. Não sabia que era uma série! Adorei seu blog!
    Já estou te seguindo!
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir