Experiência própria: Colocando aparelho ortodôntico

Olá pessoas, tudo bom? Caso vocês queiram saber, não está tudo TÃO BEM assim comigo já que nesse última sexta-feira (13/06) eu coloquei, enfim, aparelho ortodôntico (nos dentes). Acho legal compartilhar essa "experiência" com vocês porque antes de eu colocar aparelho fiz várias buscas na internet sobre dúvidas.


Como vou ficar de aparelho fixo?
Essa foi minha primeira dúvida. Sou uma pessoa vaidosa e meu maior medo na hora de colocar aparelho era como eu iria ficar, se ia me sentir bem ou não se não ia mais querer sorrir. Para isso existe um app chamado Virtual Dentist.


Nele conseguimos ter uma leve ideia de como iremos ficar com o aparelho. É claro que é só uma simulação, mas mesmo assim vale a pena. Eu peguei uma foto da linda da Jayme Dee para mostrar pra vocês como funciona, é bem simples:
Você abre o app, seleciona alguma foto da sua galeria (álbum) ou tira uma na hora mesmo, arruma aquelas "bolinhas" azuis em seus dentes o mais reto possível e pronto, o app te mostra como você irá ficar com o tal aparelho fixo. O aplicativo está disponível para IOS gratuitamente.

Quanto tempo ficarei com o aparelho?
Eis uma pergunta que a internet não pode responder. A maneira mais fácil (e talvez a única possível) é marcar uma consulta em um consultório ou com um(a) dentista confiável, para tirar sua dúvida. 

Dói muito?
Vamos ser sinceros, ok? Varia muito de paciente para paciente. Na hora de colocar o aparelho, são poucos os que sentem dores (talvez você sinta uma dorzinha ou coisa do tipo, mas nada estrondoso), eu não senti absolutamente nada.
O "problema" vem nos dias seguintes. Alguns dizem que sentem muita dor logo nos primeiros dias, já outros não se queixam muito. No meu caso os dois primeiros dias foram difíceis (alimentação á base de macarrão), mas no terceiro, apesar de ainda não ter me acostumado com o aparelho, a dor cessou.

Posso comer todo tipo de alimento?
Uma das primeiras coisas que minha dentista me disse foi "evite alimentos duros, eles podem danificar o aparelho ou até mesmo fazer com que você sinta dor na hora de mastigar". Bebidas escuras (coca-cola, por exemplo) também não são muito aconselháveis, mas se beber escove o dente logo em seguida para evitar manchas.

Quais são as melhores cores de "borrachinhas"?
Cada um tem sua preferência de cor, mas uma dica é não colocar cores muito claras (branco ou bege), elas correm o risco de "mancharem" com o tempo dependendo dos alimentos e bebidas que você ingere.
Caso você fique curioso para saber como irá ficar com certa cor há vários simuladores onlines, um deles esta disponível nesse link: http://aparelhosdentarios.com/aparelho-dentario-cores

  
E então, você tem algum conselho ou alguma dúvida sobre aparelhos ortodônticos? Deixe nos comentários!

8 comentários :

  1. Eu coloquei aparelho faz uns três meses. No primeiro mês coloquei apenas o superior (que não me causou dor nenhuma depois) e no outro mês coloquei o debaixo, que me deixou sem dormir NADA de tanta dor na primeira noite e sem comer por quase uma semana.- Na hora de colocar o aparelho mesmo, nãos senti dor alguma-. Mas já estou começando a ver os resultados. é um sacrifício que a gente tem que fazer , mas pelo menos vale a pena.

    ResponderExcluir
  2. Já passei por esse processo! Hahaha fiquei anos com aparelho fixo e com outros também, meu ultimo foi o móvel, e é o que tem menos sofrimento! Mas só em ver os dentes certinhos vale a pena!
    Seguindo o blog, beijinhos, linda
    garotanostalgia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Ha que legal! Vou ter que colocar ano que vem, agr da pra saber como vou ficar. Bem bacana!
    Beijos, tabatha
    http://aproveiteolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Já usei aparelho há uns anos atrás e hoje faço odonto, no começo é bem dolorido mesmo até acostumar né, mas pela estética e para uma saúde melhor aguentamos tudo né hahahaha Fiquei com o meu pouco mais de 2 anos e o resultado foi perfeito! Depois que tirar o aparelho coloca o antes e depois aqui para vermos hahahaa
    Beijo!
    Books Many Books

    ResponderExcluir