Resenha: O Hobbit

Autor: J. R. R. Tolkien
Páginas: 328
Editora: WMF Martins Fontes
Lançamento: 1937
Sinopse: Os hobbits são seres muito pequenos, menores do que os anões. São de boa paz, sua única ambição é uma boa terra lavrada e só gostam de lidar com ferramentas manuais. Este livro tem como personagem central o hobbit Bilbo Bolseiro. Ele vive muito tranquilo até que o mago Gandalf e uma companhia de anões o levam numa expedição para resgatar um tesouro guardado por Smaug, um dragão enorme e perigoso

Olá leitores, hoje trago á vocês a resenha de um livro espetacular! 


Eu assisiti os dois filmes de O Hobbit (O hobbit - a desolação de Smaug assisti no cinema) e fiquei encantada com o universo de Tolkien. Eu já tinha assistido a trilogia de O senhor dos anéis, mas O Hobbit me agradou mais (o que é estranho já que a maioria dos fãs de Tolkien prefere O Senhor dos anéis). Então, fui correndo comprar colocar esse livro na minha wishlist...um tempo depois pude tê-lo em minhas mãos.

Se você já ouviu falar de Tolkien com certeza já ouviu falar que suas obras, apesar de boas, são massantes, que é aquele leitura chata e com um ritmo lento. Não posso discordar por completo, O Hobbit tem uma narrativa lenta (comparada com outros livros) e a ação está "concentrada" em certas partes do livro. Isso, é claro, não impede que o livro seja uma aventura e tanto!

Tudo começa com o senhor Bolseiro quietinho em sua toca até que recebe a visita de um Mago, Gandalf. Eles têm uma conversa um pouco "desconfortável" e mais tarde, no mesmo dia, Bilbo vê sua casa lotada de anões (treze, para ser específica) e com um mago. Estes lhe convidam a participar de uma aventura! Uma jornada longa (e perigosa) em busca de um tesouro que pertencia aos anões, mas foi roubado por um temível dragão, Smaug. Relutante, Bilbo concorda em participar dessa aventura aonde faz alguns amigos e muitos inimigos.

A narrativa de Tolkien é aquela narrativa capaz de te "teletransportar" para junto do personagem. É como se o tempo todo você estivesse ao lado de treze anões, um mago e um hobbit, lutando contra orcs, lobos, aranhas gigantes e, é claro, "batendo um papo" com Smaug.

Esse livro entrou para os meus favoritos e espero poder ler todas as obras desse gênio que foi J. R. R. Tolkien.

Quotes Prediletos:

“Numa toca no chão vivia um hobbit.”

“Há muito mais nele do que imaginais, e muito mais do que ele próprio faz ideia. ”

“Que queres dizer? - perguntou Gandalf - Desejas-me um Bom dia, ou queres dizer que está um bom dia, quer eu o queira, quer não? Ou que te sentes bem esta manhã? Ou que é uma manhã para ser bom? ” 

“E por favor não me cozinheis, amáveis senhores! Eu próprio sou um bom cozinheiro, e cozinho melhor do que sou cozinhado, se entendem o que quero dizer. Cozinherei maravilhosamente para vós, um pequeno almoço perfeitamente maravilhoso, desde que não me janteis. ”

“– Dispões apenas de dez minutos. Tens de correr – disse Gandalf.
– Mas… – protestou Bilbo.
– Não há tempo para isso – cortou o mago.
– Mas… – repetiu Bilbo.
– Também não há tempo para isso! Toca a andar!”

Nota:                   

2 comentários :

  1. Oi, Jacke!
    Boa resenha!
    Eu sou fã do livro e gosto mais que o Senhor dos Anéis!!!
    Não gostei do segundo filme, mas estou ansioso pelo terceiro. O livro tem muitos quotes bons mesmo! Gandalf é bem peculiar, neste aspecto.
    =D

    http://osdragoesdefogo.blogspot.com/

    ResponderExcluir