Resenha: Quem é você, Alasca?

Autor: John Green
Páginas: 229
Editora: WMF Martins Fontes
Lançamento: 2010
Sinopse: Miles Halter é um adolescente fissurado por célebres últimas palavras que, cansado de sua vidinha pacata e sem graça em casa, vai estudar num colégio interno à procura daquilo que o poeta François Rabelais, quando estava à beira da morte, chamou de o "Grande Talvez". Muita coisa o aguarda em Culver Creek, inclusive Alasca Young, uma garota inteligente, espirituosa, problemática e extremamente sensual, que o levará para o seu labirinto e o catapultará em direção ao "Grande Talvez".




Depois que li “A culpa é das estrelas” acabei imaginando que todos os outros livros de John Green seriam incríveis, mas venho me decepcionando cada vez mais com esse autor. Já li “Cidades de papel” e me decepcionei, agora, o mesmo aconteceu com “Quem é você, Alasca?’’.

Miles, um adolescente comum, decide abandonar sua vida pacata e sem graça e sair em busca do “Grande Talvez”, para isso ele se muda para a escola interna, Culver Creek. Logo no primeiro dia de aula, Miles já faz um grande amigo: Chip Martin, conhecido como Coronel. Já ganha um apelido: Gordo. E já conhece a garota, que ele julga ser, a mais bonita do mundo: Alasca Young. Alasca é impulsiva, arrogante, inconstante, egocêntrica e inteligente, o tipo de pessoa que você nunca iria gostar. Já, Miles é honesto demais, sente uma imensa auto-piedade e sempre imagina sua vida mais interessante do que ela realmente é.

John Green escreve numa linguagem simples, repleta de palavrões e gírias, o que eu realmente gosto, mas a história é meio decepcionante. Os adolescentes de Culver Creek não fazem muita coisa se não: estudar, beber escondido, fumar escondido e fazer sexo escondido. A leitura é entediante e não te prende muito.
Não acontece coisas realmente interessantes no livro, é só um adolescente querendo alguns amigos e uma namorada. Os personagens não são muito apaixonantes, só um pouco engraçados. Mas, o final do livro é realmente surpreendente, depois que você terminar de lê-lo ainda restaram algumas perguntas que nunca serão respondidas.
Se você gosta de livros que retratem a famosa “adolescência norte-americana” eu te recomendo mas, se não gosta, não vale a pena nem tê-lo na estante. 

Quotes Prediletos:


Minha pergunta é: Por que as pessoas boas se dão mal na vida?

“Cruzes! Não posso ser uma dessas pessoas que ficam sentadas falando que pretendem fazer isso e aquilo. Eu vou fazer e pronto. Imaginar o futuro é uma espécie de nostalgia.”

“O medo é a desculpa que todo mundo sempre dá.”

“Eu tento ser corajosa, sabe. Mesmo assim continuo estragando tudo. Continuo fazendo merda.”

“Ela tinha namorado. Eu era um palerma. Ela era apaixonante. Eu era irremediavelmente sem graça. Ela era infinitamente fascinante. Então voltei para o meu quarto e desabei no beliche de baixo, pensando que, se as pessoas fossem chuva, eu era garoa e ela, um furacão.”

Nota:            

6 comentários :

  1. Quando li, achei a mesma coisa! Comecei a ler com tanta vontade, que no fim, acabei me decepcionando com a história...
    Bjooos;*

    chaeleitura.blogspot.com.br

    P.S: o blog é lindoo *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, meio decepcionante esse livro. Obrigada pelo elogio e pelo comentário!

      Excluir
  2. Eu esperava muito desse autor tbm, depois de como a culpa é das estrelas brotou na minha vida (todo mundo falava no livro) eu acreditava que todos de mesma autoria seriam ótimos, então esse apenas estava na minha lista de proximos comprados, mas achei meio entediante o que li sobre, enfim. Boas observações e opinião

    FB
    Http://monomania.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, não é um dos meus livros prediletos, acho que nem compensa a leitura reamente. Obrigada.

      Excluir
  3. Jonh Green (João Verde) tbm tem me decepcionado. Estou lendo Will & Will e já nã gostei nas 20 primeiras paginas. A linguagem é tão fraca. Não gostei do João ai não! Do David leva as lagrimas sim :' )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É...pelo visto John Green é "um autor de um livro só", já que, na grande maioria, 'A Culpa das Estrelas' é o único que agradou, realmente, os leitores, no geral.

      Excluir